domingo, 16 de fevereiro de 2014

Post 002 - Os perigos da fruta carambola


  O título do post é pesado, mas com toda a razão de ser. A carambola pode ser mortal sim, principalmente para pessoas com problema nos rins!

A fruta carambola possui, como toda fruta, vitaminas A e C, além de minerais e complexo B. Mas o perigo está em uma de suas características mais marcantes: grandes quantidades de Oxálico (oxalato).

O consumo de uma simples fruta... uma apenas, chega a ser responsável por 40% das mortes de Pacientes renais crônicos que ingeriram a fruta e as demais, percebe-se uma piora nos rins já fragilizados.

Você deve estar pensando: "Mas eu não sou renal crônico, então não há perigo!"

Esta afirmação é relativa, pois, muitas pessoas tem problemas nos rins sem saber e o consumo da fruta, nestes casos, irá agravar a situação renal da pessoa, fazendo seus rins entrarem em situação crônica.

Todos sabem as consequências de um rim em situação crônica: hemodiálise!

Eu não sabia do perigo da fruta... acabei descobrindo por acaso, porque sou renal crônico e, em uma consulta com a nutricionista do setor de Nefrologia, ela me disse que a única fruta que eu não podia comer era a carambola, me explicando mais ou menos o porque... Cheguei em casa e pesquisei mais e encontrei vários e vários estudos dizendo coisas sobre a carambola.

O oxalato formam cristais de cálcio nos rins, impedindo seu funcionamento, causando falência. A carambola produz muito oxalato, que, por sua vez, obstruem os tubos renais, responsável pela filtragem do sangue.

O perigo não é só com a fruta, mas com todos os seus derivados: polpa, sucos, doces, ou qualquer outra manipulação da carambola.

Os primeiros sintomas sentidos pela pessoa intoxicada pela fruta são:

             - Intoxicação leve: soluços, vômitos e insônia;

          - Intoxicação moderada: agitação, adormecimento, parestesias ( Sensação de formigamento ou de ardência na pele)
e perda de força nos membros, além de confusão mental leve;

          - Intoxicação grave: Confusão mental grave e coma, convulsões e status epilepticus, instabilidade hemodinâmica (problemas na circulação do sangue e com tudo relacionado ao sanguê), com hipotenção (pressão baixa) e choque.

Parece que os estabelecimentos são obrigados a colocar cartazes avisando sobre os perigos da fruta para as pessoas com problemas renais crônicos, mas, falando sério, em todos os supermercados que eu passei, nunca vi um aviso sequer....

Existem tantas e tantas frutas por ai, acho que substituir a carambola por outra fruta não é tão sacrificante assim, não é mesmo????

Como diz o velho ditado: prevenir é sempre o melhor remédio!

Para maiores informações, Cliquem aqui e leiam um texto sobre os efeitos tóxicos da carambola

Nenhum comentário:

Postar um comentário